Skip links

Sindicato encerra o ano de projeta novas metas para 2019

Entidade fez um balanço das atividades realizadas desde janeiro

 

Com a chegada do final do ano, o Sindicato dos Sapateiros de Parobé faz um panorama das atividades realizadas em 2018. A representação da entidade avalia este como um dos anos mais difíceis para a classe trabalhadora.

Conforme o presidente João Pires, um dos principais exemplos foi o fechamento da negociação coletiva. “Não houve conquistas neste ano, muito pelo contrário, foi um ano de lutar pela manutenção do que já tínhamos”, afirma.

Entre os primeiros obstáculos deste ano, esteve a diminuição do consumo no mercado interno. “Convivemos com trabalhadores em Parobé que tiveram praticamente 45 dias parados. Isso resultou também em demissões preocupantes, mas o Sindicato acompanhou toda esta situação”, explica.

Apesar das dificuldades apresentadas, Pires considerou os objetivos conquistados, em especial a manutenção dos itens da convenção coletiva do ano anterior. “Sabemos que o valor obtido para o reajuste não foi o ideal, não é a valorização que a categoria merece. Mas é preciso salientar que a reforma trabalhista deu força ao empregador. Nós lutamos muito para continuar com as cláusulas sociais e que o reajuste ficasse acima da inflação”, enfatiza.

 

Desafios – A atuação do sindicato deverá ser fortalecida em 2019. Entre as principais atividades, está a aproximação cada vez maior com o trabalhador. Com os prejuízos causados pela nova legislação, a entidade espera conseguir retomar o apoio da categoria na luta sindical. Para angariar mais sócios e beneficiar os trabalhadores que são associados, novos convênios e serviços serão anunciados.

De acordo com a diretoria, estão sendo criadas novas estratégias de comunicação, sindicalização e relacionamento com os sócios.  “Esperamos que no próximo ano a categoria compreenda a necessidade de ter uma representação sindical. Precisamos de mobilização para conquistar o que é direito”, finaliza.

O recesso do Sindicato dos Sapateiros acontece entre os dias 21 de dezembro e 02 de janeiro. Já os médicos e dentistas voltam a atender na entidade no dia 13 de janeiro.

 

Apesar das dificuldades, Sindicato planeja estratégias de atuação para o próximo ano.
Apesar das dificuldades, Sindicato planeja estratégias de atuação para o próximo ano.

Créditos: Divulgação/Sindicato dos Sapateiros

×