Skip links

Fábrica Conceito apresentará sistema de automação para calçadistas

A 42ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), que acontece entre os dias 6 e 8 de março de 2018, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, será palco para mais uma edição da Fábrica Conceito. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC), Coelho Assessoria e Fenac, apresentará, entre outras soluções, o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA), projeto da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

O consultor da Abicalçados, Igor Hoelscher, destaca que a oportunidade de apresentar a ferramenta de otimização logística em uma das maiores feiras da indústria de base do setor calçadista do mundo é fundamental para que o visitante possa tangibilizar os ganhos com a automação. O sistema fará o gerenciamento e monitoramento de todas as informações da produção da Fábrica, com rastreabilidade total do processo. O visitante poderá acompanhar, em tempo real, os resultados da fabricação de calçados, seja nos monitores da fábrica ou no seu próprio celular, através do acesso por um link que será disponibilizado durante os dias da feira. “As aplicações em tecnologia a serviço da indústria calçadista vêm ao encontro da novidade da Fimec para a próxima edição, com o Salão de Logística, espaço que terá de 25 a 30 expositores”, avalia Hoelscher.

Benefícios
Segundo o consultor, os benefícios proporcionados pela padronização das etiquetas logísticas e informações das mercadorias, por meio de códigos globais fornecidos pela GS1 Brasil, são inúmeros e impactam, diretamente, na saúde financeira das organizações. “Percebemos redução de custos no tempo de caminhão parado para carregar e descarregar mercadorias, maior precisão na contagem de produção, total controle com rastreabilidade – reduzindo perdas e desvios -, agilidade e velocidade na troca de informações com os parceiros comerciais, entre outros”, lista Hoelscher, ressaltando que os ganhos podem chegar a mais de R$ 500 mil por ano, dependendo do porte da empresa e o número de agentes – fornecedores, calçadistas e varejo – envolvidos.

O consultor destaca, ainda, que o processo, além de melhorar os resultados pela eficácia, reduz custos com a mão de obra envolvida. “Uma empresa que utiliza a automação consegue reduzir em 25% o número de colaboradores envolvidos apenas no setor de expedição, isso além de praticamente zerar o número de erros no controle de estoques e separação de mercadorias”, explica Hoelscher.

Escala
De acordo com Hoelscher, na questão logística não existe concorrência, quanto mais empresas utilizarem os padrões melhor. “É ganho em escala na operação, afinal, todos precisam controlar suas fábricas, separar corretamente os pedidos, organizar os embarques, faturar e fazer chegar o produto correto nas vitrines. Todos os anos milhares de reais são perdidos porque empresas não utilizam padrões, optando por soluções proprietárias que, evidentemente, só servem para dentro da empresa e não fazem a informação fluir na cadeia produtiva”, frisa o consultor.

SOLA
Para a utilização da metodologia difundida pelo SOLA basta a empresa ter um sistema ERP e scanners para a leitura de código de barras para automatizar as leituras da movimentação das mercadorias e trocar as informações eletronicamente com os parceiros comerciais (EDI). “Para que o empresário saiba mais sobre o sistema, convido a participar da Fimec e conferir, in loco, na Fábrica Conceito, a importância do sistema para uma melhora significativa da competitividade”, conclui.

FIMEC
A Fimec 2018 contará com mais de 500 expositores dos principais países produtores de insumos e tecnologias para o setor calçadista. Nos três dias, são esperados mais de 30 mil visitantes, sendo cerca de quatro mil deles estrangeiros. Para mais informações sobre a mostra acesse www.fimec.com.br e sobre o SOLA acesse www.sola.org.br.

Fonte: Abicalçados, disponível no link http://www.abicalcados.com.br/noticia/fabrica-conceito-apresentara-sistema-de-automacao-para-calcadistas

×