Skip links

Empresa de calçados infantis quer ser a mais inovadora do mundo

A Calçados Bibi, umas das referências nacionais em calçados voltados para o público infantil, está decidida a se tornar a empresa mais inovadora no mundo em seu setor. Fundada em 1949 e com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz cerca de 2,6 milhões de pares ao ano. A empresa atualmente está presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 80 lojas.

Todo esse sucesso é fruto de uma visão que ao longo dos anos tem a inovação como uma proposta de valor constante nos produtos e forma de atuação. A Bibi é pioneira no Brasil na produção de produtos livres de substâncias tóxicas, ou seja, que não são nocivas à saúde dos pequenos. Desde 2014, a empresa trabalha em parceria com o IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos) para monitorar toda a cadeia de matérias-primas e utilizar somente materiais que estão de acordo com os padrões internacionais quanto a substâncias tóxicas.

Outro conceito incorporado nos produtos é o de calçados fisiológicos, empregando a tecnologia nas palmilhas Fisioflex Bibi, que proporcionam a sensação de andar descalço para as crianças. O grande hit dessa estação é o tênis chamado CLIQU3-SE COLORS que tem no solado luzes de Led que piscam em sete cores diferentes. O produto vem com cabo USB para ser carregado em devices eletrônicos e também é compatível com carregadores de tomada 5V (de celular). Depois de carregado, as luzes permanecem ligadas em média 5 horas, mesmo tempo que devem ser carregadas para manter a duração da bateria. O produto conquistou as crianças e  é o maior sucesso de vendas da estação.
 

Não bastasse todo sucesso decorrente dos esforços das equipes de desenvolvimento de produto, sustentabilidade, produção, marketing e varejo, a empresa passou a adotar uma visão gerenciada da atividade de inovação. O grande indutor e inspirador interno do tema é seu presidente, Marlin Kohlrausch. Durante todo ano passado, Marlin participou ativamente de um comitê de inovação que coordena as diversas atividades para potencializar ainda mais a atividade de inovação na empresa. Diversas iniciativas estão em andamento, envolvendo tanto o público interno quanto os stakeholders da cadeia.

O desafio interno, chamado de Ninho da Inovação, estimula os quase dois mil colaboradores a pensar constantemente em inovação. Durante o ano foram organizados eventos de sensibilização e capacitação voltadas para esse tema para lideranças e colaboradores, sempre contando com a presença do presidente para inspirar o mobilizar as pessoas para o tema. No final do ano passado houve o reconhecimento ao inovadores do ano e reforçado o desafio de continuar inovando em 2017.

A rede de franquias também foi envolvida com desafio próprio de inovação, assim como fornecedores e universidades. Diversos projetos de inovação estão em andamento e vários tem o potencial de transformar o processo e os produtos do setor. Sempre ao final das reuniões, Marlin lembra os participantes da meta: transformar a Bibi na empresa mais inovadora do mundo em calçados infantis. Com consistência, intensidade e gestão, a empresa caminha nessa direção.

Matéria publicada por Felipe Ost Scherer

 Atualizada em 16 jan 2017, 12h01- por Exame.com
×