Skip links

Congresso de 70 anos da CNTI

Representantes de todo o Brasil debatem assuntos do meio sindical.

Mais de 700 industriários participaram da abertura oficial do 9º Congresso Nacional dos Trabalhadores na Indústria do Plano (CNTI), que comemora em paralelo os seus 70 anos. A abertura oficial foi realizada na manhã de domingo 23/out, em Luziânia (GO).

Representantes dos 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal debatem assuntos que preocupam o meio sindicalistas, como a grave crise que atingem os diversos setores industriários. Logo na abertura do evento, o presidente da CNTI, José Calixto Ramos, lembrou o quanto é importante a presença de cada. “Esse momento é muito especial, devemos aproveitá-lo ao máximo para trocarmos experiências e conseguirmos soluções de problemas” lembrou o presidente Calixto.

Durante a solenidade, o advogado Jairo Leandro Luiz Rodrigues, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, leu mensagem de Charles Chaplin de incentivo à luta com determinação. “Porque o mundo pertence a quem se atreve”.

O Presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Pires, esteve presente na abertura oficial do evento, e foi convidado a participar da mesa solene de abertura.  O estado do Rio Grande do Sul está sendo representado por diversas comitivas no congresso, entre elas do setor vestuário, couro, têxtil e calçadista.

O evento prossegue até a próxima quarta-feira, 26, e os congressistas têm como pauta a conjuntura atual e seus impactos no sindicalismo; estrutura sindical e seu custeio; relação entre capital e trabalho; perspectivas e contradições sobre a proposta de reforma da Previdência Social; igualdade de oportunidades e discriminação; e meio ambiente que, por suas peculiaridades, alcançam todos os grupos da Confederação.

×