Skip links

Carta de entidades sindicais é entregue à equipe de transição do Governo Lula

Foi entregue nesta semana à equipe de transição do Governo Lula, a “Carta das Entidades Sindicais e Sociais ao presidente Lula”, documento construído a partir de debates e estudos multidisciplinares feitos entre dirigentes sindicais de todo o Brasil. A carta foi elaborada por uma equipe composta por entidades sindicais laborais de primeiro e segundo graus dos estados de SC, RS, PR e MS, Desembargadores do Trabalho do TRT da 4ª Região, membros do MPT/ PRT-SC, SRT-SC, Médico do Trabalho, Professores Universitários, Advogados Trabalhistas e Previdenciários. 

O objetivo é auxiliar e subsidiar o novo Governo Eleito a trilhar o árduo caminho de reconstrução social brasileira. Entre os dirigentes que participaram do processo, está o presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Calçado e do Vestuário do Rio Grande do Sul (FETICVERGS), João Pires. 

“Vivenciamos um processo importante de rever os desmontes e todo este processo que retirou e atacou a classe trabalhadora nos últimos anos. Nós estamos cobrando que este novo momento do país seja marcado pelo desenvolvimento econômico e social, com geração de emprego e renda, mas sobretudo com as garantias dos direitos dos trabalhadores e a reversão de muitas medidas que precarizaram a vida dos brasileiros”, destaca Pires. 

O documento reúne sugestões e propostas que tratam sobre a centralidade do mundo do trabalho e os impactos dos direitos trabalhistas como vetores da dignidade humana; a importância estratégica do movimento sindical como instrumento de representação e mediação da democracia e da classe trabalhadora;  e a reorganização do Estado brasileiro enquanto promotor de oportunidades e políticas públicas, criando condições de igualdade nas suas diversas instâncias de representação (Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Justiça do Trabalho). O encaminhamento do documento foi intermediado pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC), após a audiência por videoconferência no dia 07/12 e protocolado pelo grupo proponente no dia 08 de dezembro. 

×