Skip links

Calçadistas enfrentam dificuldades para fechar o acordo coletivo deste ano

Sindicato dos Sapateiros negocia dissídio para 2019

O mês de setembro chegou e a incerteza sobre o acordo coletivo deste ano segue para os trabalhadores do setor calçadista em Parobé. Neste ano, o Sindicato dos Sapateiros foi surpreendido com a notícia de que a negociação não seria feita com o Sindicato Patronal do município, e sim com uma entidade estadual.

“Isso acaba dificultando ainda mais, pois eles negociam com as entidades de outros municípios também, algumas já até definiram o acordo em valores muito baixos, sem grandes conquistas”, explica o presidente da entidade parobeense, João Pires.

Porém após duas reuniões, ainda nada foi decidido. Neste ano, o Sindicato de Parobé pede que seja feito o reajuste conforme a inflação do período de 3,16%, além do aumento real nos salários em 3%.

Tudo isso somado aos benefícios já obtidos na convenção coletiva do ano passado. De acordo com Pires, algumas empresas anunciaram que o acordo já havia sido fechado. “Não estamos conseguindo avançar nem no reajuste, nem nas outras cláusulas. Nosso objetivo diário é trabalhar pela qualidade de vida e garantir que os trabalhadores da categoria tenham acesso a um salário que cubra suas despesas e possibilite uma valorização justa”, comenta.

Um novo encontro entre as entidades acontecerá na próxima quarta-feira, dia 11, onde as partes devem trazer pontos importantes para chegar a um acordo. Todas as informações estão sendo publicadas nas redes do Sindicato dos Sapateiros. Mais informações pelo telefone (51) 3543-1211.

Neste ano, Sindicato foi surpreendido com a vinda da entidade patronal do Estado para negociar o acordo coletivo.
Neste ano, Sindicato foi surpreendido com a vinda da entidade patronal do Estado para negociar o acordo coletivo.

Créditos: Divulgação

×