Skip links

Sindicato dos Sapateiros busca acordos individuais em Parobé

Pequenas empresas já estão formalizando a decisão com a entidade

Com o impasse nas negociações para o dissídio deste ano, o Sindicato dos Sapateiros busca alternativas para garantir os itens da convenção coletiva e reajuste dos trabalhadores. Apesar das reuniões com o Sindicato Patronal Estadual, conhecido como “sindicatão”, não houve avanço nas negociações.

Com isto, até o momento não há convenção coletiva em vigor, já que a data base da categoria encerrou no mês de agosto.

Entre as reivindicações da entidade calçadista, esta o reajuste de 3,16% (índice da inflação do período) e aumento real. Um auxílio creche para os trabalhadores da categoria também esta sendo pleiteado pelo sindicato.

“Nós sabemos que em outras cidades onde esta entidade patronal negociou, os trabalhadores conquistaram este benefício. É justo que em Parobé também tenhamos direito ao auxílio”, comenta o presidente, João Pires.

Desde a última semana, a assessoria jurídica do sindicato se reuniu com representantes das pequenas empresas do município, no intuito de realizar acordos individuais.

Segundo o advogado, Reni Elizeu da Silva, esta opção viabiliza a garantia dos direitos da categoria sem prejudicar as empresas de pequeno porte. “Como estamos sem um acordo com o Sindicato Patronal, esta negociação pode ir para uma decisão no judiciário. E a justiça pode decidir por vários benefícios que as pequenas empresas podem não suportar”, explica.

De acordo com o advogado, o trabalho do Sindicato não tem como objetivo prejudicar quem gera empregos no município. “Nosso objetivo é garantir a convenção, chegando a um meio termo com as empresas menores. Sabemos que muitas não suportarão isso e podem vir a fechar”, destaca.

Empresas como a Somma Villa já realizaram o acordo individual na sede do Sindicato dos Sapateiros. Segundo Pires, o reajuste para os funcionários será de 3,65%. “É um índice maior do que o oferecido pelo patronal, e mantivemos todos os itens da convenção coletiva”. Até o final desta semana, novos acordos individuais devem ser formalizados pelo Sindicato dos Sapateiros.

Divulgação/Assessoria de Imprensa
Divulgação/Assessoria de Imprensa
Divulgação/Assessoria de Imprensa
Divulgação/Assessoria de Imprensa

Divulgação/Assessoria de Imprensa

×