Skip links

Reunião dá início às definições para as negociações coletivas

FETICVERGS promoveu encontro em Parobé

 

O Sindicato dos Sapateiros de Parobé sediou na última sexta-feira, dia 17, o encontro regional da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Calçado e do Vestuário (FETICVERGS).

A reunião contou com a presença de representantes das entidades sindicais pertencentes à federação, que acompanharam a palestra do economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Ricardo Franzoi.

O objetivo do encontro foi compreender o cenário atual da indústria para dar início às mobilizações das convenções coletivas deste ano. “Como é um ano em que não esperamos facilidades, estamos nos preparando mais cedo. Buscamos orientação para estar por dentro de todas as informações que tratam a respeito do setor e trabalhar com a realidade atual”, destaca o presidente do sindicato parobeense, João Pires.

Segundo dados apresentados pelo economista, até o mês de março o Rio Grande do Sul empregou 5.021 trabalhadores na indústria de calçados, porém apresentou mais de 4.300 demissões. “Apesar do saldo positivo, não há o que comemorar, pois temos outro cenário que nos preocupa. Parobé também tem mais contratações do que demissões, por exemplo, mas temos férias em empresas de grande e pequeno porte. Portanto estamos em alerta”, salienta Pires.

Para o sindicalista, esta situação é preocupante e pode gerar mudanças nos números até então divulgados. “Na próxima semana teremos a SICC e vamos conferir como o mercado se comporta. O importante é que o trabalhador acompanhe nosso trabalho e esteja bem informado quanto as incertezas do cenário atual”, explica o presidente.

 

Entidades que participam da FETICVERGS se reuniram em Parobé
Entidades que participam da FETICVERGS se reuniram em Parobé
Economista do DIEESE, Ricardo Franzoi, fez uma apresentação sobre o cenário da indústria e a realidade brasileira atual
Economista do DIEESE, Ricardo Franzoi, fez uma apresentação sobre o cenário da indústria e a realidade brasileira atual

Créditos: Divulgação

×