Skip links

Os 6 segredos de uma boa postura corporal no trabalho

“Ter uma boa postural corporal é sinônimo de saúde. Coluna ereta, ombros alinhados e olhar reto quando unidos tem poderes de diminuir dores nas costas, aumentar a autoestima e ainda diminuir a indesejada barriguinha proeminente, pois reposiciona a gordura localizada, proporcionando assim, melhor contorno corporal. Sessões de fisioterapia, e alongamentos tem o poder de acabar com qualquer incômodo. A maioria das dores e desconfortos podem ser diminuídas ou então eliminadas através de simples ações que podem ser realizadas durante o expediente. Confira a seguir os 6 principais segredos para uma postura corporal correta no ambiente de trabalho”.

1. Coluna ereta

Manter a coluna ereta, e evitar inclinar o tronco para frente enquanto trabalha é uma das melhores maneiras de manter a boa postura corporal durante o trabalho. Agindo dessa forma, automaticamente as costas ficarão encostadas na cadeira, bem com os dois pés ficarão apoiados ao chão, isso evitará sobrecarga principalmente na coluna lombar, aliviando possíveis dores e desconfortos.

2. Uma boa noite de sono pode ajudar

Posições na hora do sono podem aliviar a coluna. Dormir de lado, com travesseiros baixo para apoiar a cabeça e também entre as pernas é o suficiente para permitir que a coluna não rotacione, além de garantir uma altura adequada ao quadril durante a noite. Dessa maneira, o corpo não sofre qualquer tipo de pressão e as dores são aliviadas.

3. Distribua o peso

Enquanto uns trabalhem em pé, outros trabalham sentados. A dica para quem passa grande parte do dia em pé é: Distribua o peso do corpo da maneira mais homogênea possível, ou seja, descarregue o peso sobre os dois pés, evite apoiar todo seu peso em apenas um único lado do corpo. Essa é uma maneira de evitar danos a coluna, como escoliose, por exemplo, além de aliviar dores e tensões.

4. Evite pesos

Evite fazer uso de bolsas pesadas sobre apenas um ombro, caso tenha que carregar algo, dê preferência a uma mochila que distribuirá o peso de maneira homogênea, ou então se possível, leve o conteúdo a ser carregado dentro de uma mala segurando com uma das mãos. Peso em demasia apoiada de forma incorreta só traz malefícios.

5. Musculação e atividades físicas são de grande auxílio

Praticar atividades físicos de maneira regular, e realizar musculação ao menos 3 vezes por semana proporciona um ganho de força e até mesmo de massa muscular, além de deixar o corpo mais forte, essas atividades facilitam a adoção de uma postura corporal correta.

6. Pratique alongamentos e faça pausas

Antes, durante e depois do expediente é possível realizar simples alongamentos que tendem a liberar a tensão e relaxar a musculatura, além disso, pausas para beber água, tomar um café e ir ao banheiro fazem com que as pessoas saiam de uma posição fixa, aliviando assim basicamente toda a musculatura corporal.

Dra Rita Molinos – Fisioterapeuta do Sindicato dos Trabalhadores de Parobé
Crefito 5: 56388-F

×