III Seminário de Aprendizagem Profissional

No dia de ontem (06/08) representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Parobé participaram do III Seminário de Aprendizagem Profissional, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre.
O evento foi promovido pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional – FOGAP, e teve como objetivo debater a aprendizagem, mobilizando Órgãos Governamentais Estaduais e Municipais, em torno da Política Pública voltada para adolescentes e jovens, em especial, aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.
De acordo com o site da FADERS, o objetivo geral do evento era de divulgar a aprendizagem profissional no Estado do Rio Grande do Sul e como objetivos específicos: Reunir os diferentes órgãos governamentais do Estado, conselhos e secretarias municipais; Apresentar a legislação da Aprendizagem e discutir sua importância e contribuição social enquanto política pública; Relatar experiências de aprendizagem no âmbito privado, público e filantrópico.
A Programação contou com explanação sobre Aprendizagem Profissional no âmbito estadual e federal com a Coordenadora da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego Ana Lúcia Alencastro, do Secretario da Secretaria de Inspeção do Trabalho Paulo Sérgio de Almeida e do Coordenador Nacional de Aprendizagem Alberto de Souza. Além disso, houveram apresentações culturais da Orquestra dos Aprendizes da Instituição do Pão dos Pobres, do Grupo Musical dos Aprendizes da Instituição Pequena Casa da Criança, do Grupo Musical dos Aprendizes da Instituição Reviver e do Projeto Pescar.
O evento trouxe também o tema sobre a execução da Aprendizagem Profissional nos seus segmentos da Assistência Social, Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo e Sistema Nacional de Aprendizagem, debatido por Padre Sebastião – Aprendizagem Profissional na Política da Assistência Social e Joelza Mesquita – Presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo- FASE – Aprendizagem Profissional executada no Sistema Socioeducativo. Outro tema em questão foi sobre a Participação do aprendiz da FASE, comentado pelo Major Dagoberto Albuquerque da Costa do setor de Aprendizagem Profissional no Sistema Penitenciário. Após, o assunto em questão foi sobre Aprendizagem Profissional no âmbito geral, com Roberto Mildner – Procurador do Ministério Público do Trabalho/ Santo Ângelo. Por fim, o evento contou com o relato de Denis Pizzato (DIMED ) sobre Aprendizagem Profissional nas Empresas.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *