Skip links

FETICVERGS reúne sindicatos filiados em Caxias do Sul


As entidades sindicais que integram a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (FETICVERGS), se reuniram na última semana em Caxias do Sul.

O encontro marca o início do trabalho deste ano dos sindicatos filiados, onde a FETICVERGS agora com o novo presidente eleito, João Pires, tem o objetivo de fortalecer cada vez mais os projetos e levar formação aos dirigentes sindicais. “O conhecimento é essencial para dar continuidade à luta em favor dos trabalhadores”, destacou Pires durante a abertura.

Quem esteve presente no evento, acompanhou a fala do economista do Dieese, Ricardo Franzoi, que apresentou como vai afetar a diminuição do ICMS para o setor calçadista, medida anunciada pelo Governo do Estado em 2019.

O ponto mais importante da palestra do economista, tratou a respeito do valor que deveria ser pago aos trabalhadores para cobrir de forma justa os índices de preços e serviços. “É de grande importância estarmos atentos e alertar os trabalhadores para o cenário atual, onde a desvalorização ainda segue muito grande”, comenta o presidente da federação.

Também participou do evento o advogado trabalhista do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, Dr. Reni Elizeu da Silva, que fez uma fala a respeito dos processos judiciais e do panorama que as entidades enfrentam para garantir os direitos dos trabalhadores.

Economista do Dieese, Ricardo Franzoi, apresentou como a redução do ICMS afeta a economia do setor calçadista.
×