Skip links

Fatos históricos das conquistas das mulheres foi tema de palestra

O auditório da Secretaria Municipal de Educação de Parobé ficou lotado na noite do dia 6 de março, quando o local recebeu uma palestra da sindicalista Sônia Maria Zerino da Silva. Ela veio ao município numa parceria do Sindicato dos Sapateiros de Parobé com a Coordenadoria Municipal das Mulheres, integrando a programação do município em relação ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8 de março.

A palestrante, que ocupa o cargo de Diretora na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, além de atuar ainda como diretora da Confederação de Mulheres do Brasil e secretária nacional para Assuntos da Mulher na Nova Central Sindical de Trabalhadores, entre vários outros cargos, falou sobre a situação da mulher brasileira, principalmente no mercado de trabalho. Ela traçou um quadro histórico dos movimentos feministas e destacou a mudança que o papel feminino sofreu na sociedade. Sônia também citou vários avanços, como a participação da mulher na política e as leis que defendem seus direitos, ma ressaltou que a parcela feminina ainda sofre preconceito, principalmente recebendo salários menores do que os homens.

O presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Nadir Pires, salientou a importância de trazer ao município uma palestrante com a experiência de Sônia Zerino. “Ela demonstrou bem, com dados estatísticos, como é a situação da mulher na atualidade”, ressaltou o líder sindical, que se disse satisfeito com a presença da comunidade, principalmente de jovens estudantes. A palestra foi antecedida de uma participação de representantes da loja Redlar, que firmou uma parceria com o sindicato, os quais sortearam um roupeiro, ganho por Tainara Pereira dos Santos, integrante de um grupo de danças que se apresentou na abertura do evento.

Divulgação: João Alberto Müller

×