Skip links

Audiência debateu bloqueio da Argentina ao calçado brasileiro

Crédito: João Alberto Müller

 

A Câmara de Vereadores de Parobé sediou na noite da segunda-feira, dia 28, uma audiência pública comandada pelo presidente da comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Gilberto Capoani. O encontro debateu a situação das exportações brasileiras para a Argentina, que tem barrado a entrada de calçados, e terá desdobramentos com uma tentativa de levar o problema para discussão em Brasília.

 A audiência contou com as participações do presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Nadir Pires, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Samuel Mosmann, do vice-prefeito Irton Feller e de representantes da Associação Brasileira das Indústrias Calçadistas (Abicalçados), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e de vereadores locais.

O representante da Abicalçados afirmou que a situação da Argentina tem piorado e que mais de 400 mil pares de calçados deixaram de entrar no país vizinho somente nos primeiros meses de 2014. Já o secretário Samuel, que vem acompanhando o caso desde o ano passado, disse ter a impressão de que o Governo brasileiro não sabe como resolver a questão.Para o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, a situação está chegando ao extremo e é preciso mobilizar mais o Poder Legislativo estadual. João Pires lembrou que a categoria que representa ainda é uma das mais importantes no estado, salientando que precisa ser defendida pelos deputados gaúchos. O líder sindical apresentou dados estatísticos que revelam que as empresas calçadistas, apesar do bloqueio argentino, seguem aumentando suas vendas, principalmente para outros países da América Latina, como Peru, Colômbia e Bolívia. Mesmo assim, Pires sustentou que os trabalhadores estão dispostos a realizar novas manifestações, como a que ocorreu em Uruguaiana em outubro do ano passado.
Ao final da audiência foi aprovada sugestão do deputado Gillberto Capoani sobre a tentativa de realização de um novo encontro, desta vez na capital federal. Ele pretende reunir os senadores e deputados federais gaúchos para organizar a reunião, com o objetivo de levar os pleitos do setor calçadista para o Governo Federal.

João Alberto Müller/Divulgação

×