Skip links

28 de abril- Dia internacional em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Conforme informações obtidas no Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador, no dia 28 de abril de 1969, ocorreu uma explosão na mina de Farmington – Virginia – Estados Unidos, onde morreram 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho -OIT -adotou esta data como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. Em maio de 2005, foi instituído no Brasil o dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, regulamentado pela Lei 11.121/2005.

Em todo o mundo, a data lembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata. Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde – OMS, na América Latina apenas 1% a 4 % das doenças do trabalho são notificadas.

Neste dia, 28 de abril, o sindicato distribuiu materiais informativos sobre doenças ocupacionais e acidentes de trabalho em frente às indústrias calçadistas da cidade e também na sede da entidade.

Trabalhador, você que exerce atividade laboral está exposto aos riscos de acidentes e a lesões por esforço repetitivo. Informe-se sobre seus direitos!

O sindicato de Parobé está na luta pela melhoria das condições de trabalho de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

 

×